top of page
  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle

Tá , vou contar...

   Minha relação com as artes, formas, cores... Veio de berço, nasci sabendo desenhar de uma forma que as pessoas não acreditavam que eu não tinha feito curso. Dessa maneira também autodidata e nata, veio o dom de esculpir, modelar, pintar, fotografar, escrever poemas, crônicas. Tudo que era ligado à expressão artística, me fascinava.

Ainda adolescente já era envolvida em peças da escola onde eu dava meus pitacos na produção, na direção, nos textos, cenários.

   Como eu era filha de costureira, a criatividade de registrar coisas, pessoas bem como a necessidade de dar vida a elas, foi se moldando na direção da moda. Aliei a paixão pela figura humana, com o desenho nato e entrei pelos caminhos de desenho de moda, criação, modelagem e estamparia, era uma paixão quase obsessiva, mas isso foi lá atrás nos anos de 80 a 88. Depois a vida tomou rumos bem mais convencionais e acabei abandonando a carreira, o talento... Ate cheguei a estudar moda e tal , mas a voracidade do meio me assustou e desisti.

   Mas, é sabido que sonho antigo não se esquece, vira e mexe ele volta a nos incomodar. No final dos anos 90, comecei a ter meus contatos com a fotografia autoral, ainda analógica, meio sem saber o que fazia, eu via arte por todo canto e queria registrar do meu jeito, mas não passava de uma distração, de um lazer, Foi de fato depois de 2010, depois do acesso a tecnologia, de muita foto feita em celular, maquinam portáteis e até descartáveis, que o interesse por fazer de todas essas experiências de vida uma profissão, começou a se formar dentro de mim.  Mas meu interesse a principio na fotografia era pelo outdoor, landscape. Não me imaginava fazendo retratos.

   Para praticar as aulas do curso de fotografia que eu frequentava, comecei a organizar pequenos ensaios, mas os tradicionais me entediavam então comecei a produzir ensaios diferentes, com temas e narrativas. Até que fiz um curso onde o foco era justamente a narrativa fotográfica e suas apresentações. Pronto, decidi que era isso que eu queria e que sabia fazer. Foi assim que a desenhista, modista adormecidas saíram  de cena de vez e nasceu a fotógrafa e produtora de ensaios. Mas tudo que eu sabia não era o bastante, precisava mais. Com incentivo de vários amigos, decidi mergulhar nos estudos de fotografa, investir... E, sim... Estudei, investi, pratiquei e fui à luta para fazer fotografia da forma que eu acho legal fazer.

O mundo hoje é repleto das chamadas “ modinhas “ um faz e lá vai milhares atrás fazendo, isso me cansa desde que eu era ligada a criar roteiros de viagem. Onde todos estavam indo por moda era onde eu não queria ir. Me acho uma pessoa inundada  de criatividade então me recuso a somente seguir, não , não eu quero fazer o meu. Criei uma frase que uso de meu lema. O QUE TODO MUNDO JÁ FAZ, TEM GENTE DEMAIS FAZENDO, FAMOS FAZER DIFERENTE.

 

   É isso que me tornei então, uma fotografa de rua que faz ensaios muito criativos, performáticos, temáticos, teatrais... Tenho como missão convencer as pessoas a deixarem de caretice e se permitirem viver seus sonhos, dar forma a suas fantasias e registrar isso em fotografia, logicamente que nessa parte pode me chamar. Eu vou mesmo , rs rs rs. Seja nos projetos autorais quanto nos ensaios encomendados por clientes, tento usar a criatividade e tirar o ensaio da chatice.

   E o que tem a ver Ensaios cariocas? Ah, além do fato de eu ser carioquissima, rs rs eu tenho a cidade como meu pano de fundo. Tenho fobia a estúdio e sinto uma carência grande de construção das cenas e narrativas. Fazer o que faço em estúdio daria um custo muito elevado aos ensaios, daí eu uso meu conhecimento sobre a cidade, sobre suas ruas , locais , atmosferas e realizo ensaios ao ar livre pelas ruas do Rio,

   Eu sempre usava o termo de ENSAIOS CARIOCAS para falar de minhas fotos, porque tenho também ensaios street do cotidiano, as fotos de outdoor e até cheguei a organizar uma exposição fotográfica sobre a cidade, sou critica e apaixonada pelo Rio e pelo carioca. Fiz desse termo minha marca registrando-a no INP ... É isso então, essa sou eu e esses são meus Ensaios Cariocas.

 

Pessoal , tô sabendo que o que as pessoas curtem mesmo é ver nossas fotos rs rs

Nada mais justo né , è como conhece o que fazemos.

Então, Nesse bolinho de fotos aqui embaixo, se clicar em uma vai abrir para folhear as demais.

Mesma coisa no painel de portfólio, clica em uma e vai passando as demais.

Voce também pode ir lá nos albuns e ver mais foto . . .

Gostou  Que bom , Vamos fazer ?

Quem sou

Vamos conversar

https://www.facebook.com/sisicoutinho

Você também pode clicar ao lado nos ícones das redes sociais, para entrar em contato e ver mais de meus trabalhos.

e-mail.: simone.coutinho.santos@outlook.com

WhastApp.: +55 021 99214-0827

 

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

Email

"Todo canto há beleza, até mesmo quando achamos que o que era belo se foi , a beleza se revela no que restou Simone Coutinho "

Portfólio
Contato
bottom of page